Confira dicas de produtividade para quem trabalha em casa.
O home office (trabalhar em casa) tem inúmeras vantagens. Economiza-se tempo e dinheiro evitando se deslocar até o escritório (só o fato de evitar trânsito ou transportes públicos lotados já lhe deixa mais feliz). Além disso, uma enorme variedade de aplicativos e softwares permitem que você mantenha contato com a equipe e execute seu trabalho à distância. Além de fazer seu horário e trabalhar de bermuda e chinelos, se quiser.
Mas o home office também tem seu lado problemático e desafiador. Como evitar distrações das tarefas domésticas, lidar com visitas que aparecem à tarde para bater papo, concluir seu trabalho com as crianças brincando pela casa?
Segue abaixo algumas dicas que podem te ajudar a ter mais eficiência e produtividade trabalhando em casa e tirar o máximo proveito do seu home office:
1 – Identifique o que precisa ser feito a cada dia e conclua essas tarefas.
Se você montar um plano eficaz sobre como terminar as tarefas do dia que estão na sua lista, não importa se alguém lhe interromper, desde que consiga finalizar todos os itens. Mantenha-se fiel às tarefas que você estipulou para cada dia e resista à tentação de misturá-las.
2 – Vista-se
Rotinas são importantes, especialmente para a produtividade. Quem trabalha em casa pode levantar a hora que quiser e dormir na hora que quiser. Mas com o tempo você notará que a falta de uma rotina prejudica sua produtividade. Por isso, levante em um horário regular, tome banho e vista-se como se fosse sair para trabalhar. Isso também ajuda o cérebro a separar a ‘casa’ do ‘trabalho’.
3 – Evite interrupções de amigos e parentes
Se as pessoas sabem que você trabalha em casa, elas podem ficar tentadas a aparecer para dar um “oi” no meio da tarde. E isso é péssimo para sua concentração e produtividade. Se quer encontrar amigos e parentes durante a semana, utilize a hora do almoço para isso. E saiba dizer não se alguém ligar dizendo que quer lhe fazer uma visita.
4 – Finja que você não está em casa
Evite cair na tentação de realizar alguma tarefa doméstica enquanto está trabalhando. Se você estivesse no escritório do outro lado da cidade, conseguiria levar o cachorro para passear ou ir buscar a roupa na lavanderia? O que você não faria no escritório externo não deve ser feito no home office durante o seu horário de trabalho.
5 – Não marque compromissos pessoais no meio do dia
Sim, trabalhar em casa lhe dá o benefício de gerenciar melhor o seu tempo. Mas isso não quer dizer que você deva ir cortar o cabelo às 13h, ou marcar o dentista às 10h. Você deve marcar esses compromissos para o final do dia ou de manhã cedo, mas nunca durante o horário que você estipulou para trabalhar
6 – Saia de casa
Experimente trabalhar de um lugar diferente de vez em quando. Seja numa cafeteria ou em um espaço de coworking, isso ajuda a separar melhor a vida pessoal da profissional. Além disso, você conhece outras pessoas e amplia seu networking.
7 – Estipule um limite para os membros da família
Se você está envolvido em uma atividade que exige muita concentração, avise sua família que não pode ser interrompido no momento. Se possível, feche a porta do home office. O importante é que todos na casa saibam respeitar sua privacidade enquanto está trabalhando.
8 – Crie um espaço confortável para seu home office
Não adapte mesas e cadeiras da sua casa para servirem de escritório. O home office será um dos lugares onde você passará mais tempo em casa, por isso ele deve ser confortável, oferecer privacidade e toda a estrutura necessária para o seu trabalho. É um investimento para si próprio.
9 – Seja claro sobre suas horas de trabalho
Vai trabalhar das 08h às 17h? Ou das 09h às 18h? Ou prefere das 10h às 20h? Talvez você nem precise seguir um horário comercial. Mas independente do horário estabelecido, é preciso que você o siga e avise parentes amigos sobre esse período, para que ninguém lhe distraia. Esse horário deve ficar claro também para clientes e colegas de trabalho, a fim de não invadirem sua vida pessoal.
10 – Utilize os serviços de nuvem
Serviços de nuvem (ou ‘cloud computing’) como Dropbox, Google Drive e OneDrive, entre outros, permitem salvar seus trabalhos em pastas compartilhadas na web. Assim, esses documentos podem acessados de qualquer lugar e de qualquer dispositivo (notebook, tablet ou celular), o que permite levar seu ‘escritório’ com você para onde for.
11 – Mantenha-se em sintonia com seus colegas de trabalho
Se você trabalha em casa, mas faz parte de uma equipe, agende reuniões presenciais com seus colegas. A sinergia de um encontro presencial não pode ser substituída pela tecnologia. Vocês podem discutir projetos, metas e até esticar para um happy hour. Isso ajuda a manter viva sensação de trabalho em equipe, mesmo estando isolados na maior parte do tempo.
12 – Utilize programas de videoconferência
Seja via Skype ou Google+ Hangouts, mantenha-se sempre online e acessível. Caso seus colegas de trabalho ou clientes estejam espalhados por outras cidades ou mesmo outros países, as videoconferências são excelentes para reunir todo mundo. E é possível compartilhar com todos uma apresentação de slides e ideias sobre novos projetos, o que ajuda no dinamismo do trabalho.
13 – Aproveite sua flexibilidade
Está sem ideia ou inspiração? Faça uma pausa e dê uma caminhada pelo quarteirão ou ande de bicicleta por alguns minutos. Se o seu trabalho permitir e você estiver com as pendências em ordem, tire a tarde de folga. Mas lembre-se de que a responsabilidade deve estar acima de tudo. Se você não quer trabalhar hoje, tudo bem; mas amanhã deverá ser duas vezes mais produtivo.
14 – Aproveite as interrupções
Sim, isso vai totalmente contra a dica 4, mas para algumas pessoas, em especial empreendedores que fazem seu próprio horário, as interrupções com visitas de amigos podem ser benéficas. Essa pausa ajuda a relaxar a mente e você retorna mais inspirado ao trabalho. Mas, é bom ficar claro, isso não funciona para todo mundo.
15 – Fique longe da cozinha
Trabalhando em casa, é inevitável sentir aquela atração para dar um pulo na cozinha e fazer um lanchinho. Mas você deve se policiar. Opte por frutas e lanches naturais em vez de salgadinhos. Evite a todo custo refrigerantes, chocolates e outras guloseimas. Além de engordar, o excesso de açúcar é prejudicial para sua concentração.
16 – Tenha um bom par de fone de ouvidos
De preferência daqueles que isolam ruídos externos. Não é nada agradável você ter que se concentrar para escrever um texto, programar um código ou fazer um desenho enquanto a britadeira da construção ao lado incomoda a vizinhança.
17 – Mantenha contato com colegas e com o chefe várias vezes por dia
Mande e-mails com as atualizações das suas pendências, tire dúvidas com alguém, avise quando estiver saindo para almoçar. É importante que todos saibam que você está trabalhando e não vendo TV.
18 – Use a tecnologia para melhorar a produtividade com toda a equipe
Existem vários aplicativos grátis que podem ser usados para o gerenciamento de tarefas. O Trello ou Asana são ótimos exemplos disso. Toda a equipe pode ver o que cada um está fazendo e qual o status de cada tarefa. Outros programas, como o Swiggle, mantêm sua webcam ligada o dia inteiro, junto com as dos outros membros da equipe, assim todos parecem estar na mesma sela.