Home Office ou Coworking? Saiba qual a melhor escolha
De acordo com pesquisas do Instituto Forrester nos EUA, são mais de 375 milhões de profissionais independentes no mundo, mas, onde eles trabalham? Muitos deles são empreendedores em startups e freelancers trabalhando em casa, no home office; ou consultores e profissionais liberais que utilizam espaços compartilhados em ambientes de coworking para trabalhar e ampliar sua rede de contatos. E outro grupo de profissionais ainda tentam trabalhar em cafeterias, buscando um sinal de wi-fi decente e lutando contra as distrações do ambiente, o que não é nada produtivo e – convenhamos – não transmite uma boa imagem profissional.
Se você é parte dessa rede de nômades digitais (ou quer fazer parte dela), talvez esteja pensando qual é a melhor opção: Trabalhar em casa ou em um espaço de coworking? A resposta para essa dúvida dependerá muito do que você está buscando e da ambivalência dos seus negócios.
Para muitos profissionais, a opção pelo coworking permite um melhor aproveitamento de tempo, concentração e networking que o home office não oferece. E, da mesma forma, para outros o home office é a solução perfeita para o tipo de trabalho que eles executam.
Para tirar todas as suas dúvidas e ajudar você a escolher o melhor ambiente de trabalho, listamos a seguir os prós e contras do home office e do coworking.
Home Office
Prós:
Flexibilidade. Se você gosta de varar a noite e a madrugada trabalhando ou consegue gerenciar sua agenda para aproveitar seu período mais produtivo, o home office é uma boa opção. Pode escolher quando, onde e como trabalhar é um dos objetivos mais desejados dos profissionais independentes.
Mínimo deslocamento. Você economiza tempo e energia (sem mencionar dinheiro e gasolina) quando não precisa se deslocar até o local de trabalho. Isso reduz a emissão de carbono, ajudando a poupar os recursos naturais.
Redução de gastos. Além de economizar com deslocamento, você poupa também nas refeições, em roupas, no estacionamento e até naquele happy-hour que você não estava a fim de ir, mas os colegas te arrastaram.
Contras:
Distrações. Sozinho é mais fácil se distrair. Muitos profissionais que trabalham por conta própria ou que trabalham em home office, mas são funcionários de empresas, relataram dificuldades em se concentrar e de terem uma disciplina para trabalhar em casa. Seja com serviços domésticos que roubam a atenção ou a TV logo ali na sala, as distrações são grandes inimigos de quem não tem autocontrole e disciplina.
Sobrecarga. Por outro lado, em casa também é mais fácil trabalhar por mais horas e realizar menos pausas, já que você não tem um horário fixo e nem colegas para te lembrar que o expediente acabou. Isso pode prejudicar a sua vida pessoal, seu relacionamento e sua família. Saber quando trabalhar e quando descansar deve ser uma das grandes disciplinas de quem quer trabalhar em casa.
Conclusão: Se você é uma pessoa disciplinada, que sabe se programar e consegue controlar seus horários, e seu trabalho não exige grandes interações com outras pessoas, o home office é perfeito para você! E nesse caso, optar por um plano de Escritório Virtual torna o seu trabalho ainda mais tranquilo.
Coworking
Prós:
Mais motivação. A produtividade aumenta quando você está junto de outros empreendedores. As pessoas optam pelo coworking porque encontram mais motivação nesses ambientes, o que preenche a necessidade de estar em contato com outras pessoas que possuam uma mentalidade parecida com a delas. É aquele aumento de energia mútuo por estar cercado de pessoas motivadas.
Encontros sociais de qualidade. O coworking permite uma maior interação social. Sair de casa e trabalhar em um escritório compartilhado permite conhecer novas pessoas, novas ideias e compartilhar experiências. Isso é excelente para quem busca um crescimento de negócios e ampliação do networking profissional. Sua rede de contatos se torna mais rica e as chances de indicações para projetos e novos trabalhos aumenta consideravelmente não só para você, mas para todos os que compartilham o mesmo ambiente.
Recursos compartilhados. Se você precisa de um escritório, mas ainda não consegue bancar uma estrutura exclusiva, o coworking é ideal. Por um valor fixo mensal bem menor do que o de uma sala comercial, os ‘coworkers’ compartilham de internet, impressora, café e até de um atendimento personalizado.
Contras:
Pouca privacidade e muitas distrações. Às vezes a natureza do seu trabalho não é compatível com espaços abertos do coworking. Advogados e contadores podem ter certa dificuldade ao lidarem com questões sigilosas. Além disso, conversas paralelas podem causar distrações e atrapalhar em momentos que você precisa de maior concentração. É claro que o bom senso deve imperar sempre e uma conversa com os colegas pode resolver esse problema.
Incompatibilidade com o pessoal. Às vezes a ‘química’ entre você e seus companheiros de coworking não funciona. Vocês podem ter expectativas diferentes e o espaço de coworking acaba não sendo o ambiente ideal de trabalho para você.
Conclusão: Se o seu trabalho exige mais motivação e criatividade, e você sente a necessidade de estar em contato com outras pessoas, o coworking é o ambiente perfeito para isso. Se as distrações não te incomodam e você faz amizade fácil, o coworking lhe trará muitos benefícios.