4 sugestões para quem pensa em um coworking em Santos
Empreendedores discutiram papel do espaço compartilhado no ambiente de negócios brasileiro, com dicas e sugestões para quem pensa em instalar sua empresa em um coworking em Santos.
O crescimento dos coworkings reflete o amadurecimento do ecossistema. “Há quinze anos, seria impossível imaginar algo parecido com o que está acontecendo hoje. É realmente impressionante perceber como o ambiente de negócios evoluiu.” Segundo o diretor-geral da Endeavor, uma das mais importantes entidades de fomento ao empreendedorismo do mundo, o ambiente de colaboração do coworking dá densidade aos novos negócios.
Na opinião de Sergio Herz, presidente da Livraria Cultura, espaços destinados a coworking trazem um novo estímulo para o meio empreendedor. “Os empresários mais tradicionais têm muito a aprender com os jovens que escolhem trabalhar em um espaço físico desse tipo”, diz. Segundo Baer, que agora empreende com a DogHero, uma espécie de AirBnb para cachorros, o coworking foi essencial para a sua trajetória. “Os primeiros escritórios da iFood funcionavam em coworkings”, diz.
Durante o evento, os participantes do painel deram dicas para quem está pensando em instalar sua empresa em um coworking em Santos. Confira a seguir.
1. Invista em colaboração
Para Juliano Seabra, o empreendedor deve aproveitar o avanço do ecossistema e usar o coworking santos para buscar colaboração e parcerias com os colegas. “Esses espaços compartilhados trazem uma energia renovada para o meio empreendedor.”
2. Busque informação
Para Eduardo Baer, é fundamental usar a informação que circula nesse tipo de ambiente, trocando ideias, dando e recebendo ajuda. “Sempre aproveitei todas as oportunidades para ajudar outros empreendedores, e ainda faço isso. É uma troca constante.”
3. Saiba como as outras áreas pensam
É comum coworkings abrigarem empresas de setores diferentes. Segundo Baer, o intercâmbio com empreendedores de áreas distantes da sua pode dar outra perspectiva sobre o negócio. “No início do iFood, perguntamos para diversas pessoas qual deveria ser o nosso primeiro passo. Recebemos ótimos conselhos”, afirma.
4. Adote novas práticas
Preste atenção nos modelos de gestão adotados por outros empreendedores que dividem o espaço: sempre há muito o que aprender. Segundo Sergio Herz, a Cultura está sempre de olho em novas práticas.“Estou tentando aprender com esses jovens empreendedores.”